Atenção: o conteúdo desta página sobre a ação LREN3 é meramente informativo, ou seja, não consiste em uma recomendação de compra.
Sobre a Renner
A Lojas Renner é uma das maiores varejistas de moda do Brasil, com presença consolidada em todo o território nacional e atuação também na América do Sul. A companhia opera um modelo de negócios multimarcas e multicanal, mesclando lojas físicas, e-commerce e aplicativos para comercializar roupas, calçados, acessórios e produtos de beleza.
Além da marca Renner, o grupo também controla as lojas Youcom, Camicado e Ashua – cada uma voltada para públicos específicos –, bem como a financeira Realize e o brechó online Repassa. E tem mais: a empresa é listada no Novo Mercado da B3, o mais alto nível de governança corporativa da bolsa brasileira.
Que tipo de empresa é a Renner?
A Renner é uma empresa de capital aberto e de controle totalmente pulverizado, sem um acionista controlador definido. Como as suas ações estão listadas no Novo Mercado da B3, o grupo só emite ações ordinárias com direito a voto.
Cerca de 94,87% do capital está em free float, ou seja, disponível para negociação no mercado. Entre os principais investidores, destacam-se a BlackRock (14,75%), a ARGA (5,18%) e a Schroders (5,02%).
Atuação
Enquanto ecossistema de moda e lifestyle, a atuação da Renner integra canais digitais e uma rede de mais de 680 lojas físicas não somente no Brasil, mas também na Argentina e no Uruguai. Como engloba diversas marcas, oferece produtos que vão além do vestuário: artigos para casa, soluções financeiras e até iniciativas voltadas para a moda sustentável e circular.
Produtos e serviços
Como a Lojas Renner inclui marcas que atuam em frentes diversas, a gama de produtos e serviços reflete essa característica. Veja só:
- Renner: roupas femininas, masculinas e infantis, calçados, acessórios, perfumes e cosméticos;
- Camicado: artigos de decoração, utilidades domésticas, cama, mesa e banho, móveis pequenos e eletroportáteis;
- Youcom: moda jovem e urbana (roupas, calçados e acessórios);
- Ashua: moda plus size feminina e masculina;
- Repassa: roupas e acessórios de segunda mão.
Já com a Realize, empresa financeira do grupo, o catálogo é o seguinte:
- Emissão e gestão do cartão Renner;
- Empréstimo pessoal;
- Seguros (de vida, bolsa protegida, entre outros);
- Parcelamentos;
- Garantias estendidas.
Qual é a história da Renner?
Em 1912, Antônio Jacob Renner assumiu uma tecelagem familiar falida no interior do Rio Grande do Sul — assim começa a história da Renner, com a fundação da A. J. Renner & Cia. Dali pra frente, o crescimento foi se tornando expressivo até que, nos anos 1940, a empresa se tornou uma loja de departamentos.
Em 1962, houve a separação do negócio de varejo, o que tornou a empresa em simplesmente Lojas Renner S.A. Antônio faleceu logo depois, deixando os negócios sob a condução de descendentes que não conseguiram manter a expansão registrada até então. Com apenas oito lojas no início dos anos 1990 e diante da crise econômica da época, a Renner enfrentava sérias dificuldades quando José Galló assumiu a liderança, em 1991.
Galló foi o responsável por reestruturar totalmente a empresa, inclusive por transformá-la em uma varejista de moda focada no público feminino das classes A-, B e C+. Com essa mudança estratégica, a Renner ganhou novo fôlego: mudou o layout das lojas, ajustou o portfólio de produtos e fortaleceu sua forma de se comunicar.
A partir de 1998, a empresa passou a ser controlada pela norte-americana JCPenney, o que acelerou seu crescimento. Já em 2005, a Renner se tornou a primeira corporation do Brasil, com capital pulverizado e sem controlador definido. A partir de então, expandiu agressivamente sua operação, criou a marca Youcom, adquiriu a Camicado, estruturou sua própria financeira (Realize) e se consolidou como a maior varejista de moda do país.
Como investir na Renner?
Para investir nas ações LREN3, é necessário seguir este passo a passo:
- Abrir conta em uma corretora de valores: na hora de escolher, considere a idoneidade de corretora na lista de corretoras autorizadas pela B3, e também a variedade de ativos, o suporte e a usabilidade da plataforma;
- Acesse a categoria de renda variável: quando estiver na categoria, encontre a aba de ações e digita o código da empresa: LREN3;
- Informe a quantidade que você deseja investir: o preço unitário do ativo pode variar devido ao momento do mercado. Para comprar ações fracionadas (de 1 a 99 ações), basta colocar a letra F na frente do código;
- Emita a ordem de compra: quando finalizar a operação, você já poderá acompanhar o desempenho das suas ações.
Não se esqueça: esse é apenas um passo a passo informativo, para que você saiba qual é o processo a ser feito caso decida adquirir essas ações. Não se trata, em hipótese alguma, de uma recomendação de investimento.
Perguntas frequentes sobre LREN3
Ainda tem dúvidas sobre as ações da Renner? Respondemos aqui às principais perguntas sobre a LREN3.
O que influencia o preço-alvo da LREN3?
O preço-alvo da LREN3 é definido periodicamente por especialistas e é influenciado por fatores como desempenho financeiro da empresa, projeções de crescimento, cenário econômico, concorrência no varejo, tendências de consumo, resultados operacionais das marcas do grupo, e decisões estratégicas como expansão, aquisições ou investimentos em tecnologia. Lembre-se: o preço-alvo de uma ação, seja da Renner ou qualquer outra empresa, não é um valor fixo.
Quando foi o IPO da Renner?
O IPO da Renner foi em julho de 2005, pela controladora J.C. Penney. À época, a empresa se tornou a primeira corporation brasileira.