Atenção: o conteúdo desta página sobre a ação BPAC11 é meramente informativo, ou seja, não consiste em uma recomendação de compra

Sobre o BTG Pactual

O BTG Pactual é um banco brasileiro de perfil global, fundado em 1983, que começou como uma corretora e evoluiu para um grupo financeiro com atuação em diversas frentes como banco de investimento, gestão de ativos e atendimento a clientes de alta renda.

Hoje, sua presença se estende por diferentes países e seu foco é forte em mercados de capitais, gestão e operações financeiras sofisticadas.

Que tipo de empresa é o BTG Pactual?

Os acionistas majoritários do BTG Pactual são o grupo de sócios/controladores (Partnership) via BTG Pactual Holding Financeira Ltda., que detém cerca de 62,7% das units BPAC11.

Além disso, outras holdings e veículos de investimento vinculados aos sócios controladores somam aproximadamente 3,1% do capital social. Quanto ao free float, ou seja, as ações em circulação no mercado, temos uma porcentagem de 29,7%

Atuação do Banco BTG Pactual

Há três pilares na atuação do BTG Pactual: banco de investimento, gestor de ativos e banco comercial. Dessa maneira, a instituição traz soluções para clientes de alta renda, investidores institucionais, corporações e governos.

Assim, seu posicionamento conecta diferentes segmentos financeiros — desde mercados de capitais até gestão de patrimônio — com presença internacional, e inovação e crescimento como prioridades.

Produtos e serviços do Banco BTG Pactual

Entre os produtos e serviços oferecidos pelo BTG Pactual, temos:

  • Assessoria em fusões e aquisições (M&A);
  • Emissão de títulos e operações de mercado de capitais;
  • Gestão de ativos (fundos, multimercados);
  • Gestão de patrimônio (wealth management);
  • Crédito corporativo e financiamento estruturado;
  • Operações de trading, vendas e mercados financeiros;
  • Serviços bancários para clientes de alta renda e institucionais.

Qual é a história do Banco BTG Pactual?

A história do BTG Pactual começa em 1983, no Rio de Janeiro, com uma pequena corretora independente chamada Pactual DTVM. No início, o foco era atuar no mercado de capitais com serviços de intermediação financeira e gestão de investimentos — e desde o início a empresa se destacou pelo perfil altamente empreendedor de seus sócios.

Inclusive, foi esse modelo de gestão, inspirado nas grandes casas de investimento internacionais, que impulsionou o crescimento do grupo nos anos seguintes.

Durante a década de 1990 e início dos anos 2000, o Pactual se consolidou como um dos principais bancos de investimento do país. Em 2006, foi adquirido pelo suíço UBS, quando passou a se chamar UBS Pactual. 

Poucos anos depois, em 2009, André Esteves, um dos executivos que haviam liderado o crescimento da instituição, recomprou o controle junto com outros sócios e criou o que hoje conhecemos como BTG Pactual (“BTG” vem de “Banco de Investimentos, Tesouraria e Gestão de Recursos”). A partir daí, o banco voltou a atuar de forma independente e iniciou um novo ciclo de expansão.

Nos anos seguintes, o BTG Pactual ampliou suas operações, abriu capital na B3 em 2012 e consolidou presença internacional, com escritórios em países como Chile, Colômbia, México, Portugal e Reino Unido

Hoje, o banco conta com uma atuação ainda mais ampla, já que passou a oferecer também serviços de varejo digital, gestão de patrimônio, crédito corporativo e produtos de investimento. Aliás, esse é apenas mais um dos motivos pelos quais  o BTG Pactual conquistou seu espaço como o maior banco de investimento da América Latina.

Como investir na BPAC11 do Banco BTG Pactual?

Para investir em ações do Banco BTG Pactual, você pode seguir estes passos:

  • Abrir conta em uma corretora de valores: na hora de escolher, considere a idoneidade de corretora na lista de corretoras autorizadas pela B3, e também a variedade de ativos, o suporte e a usabilidade da plataforma;
  • Acesse a categoria de renda variável: quando estiver na categoria, encontre a aba de ações e digite o código da empresa: BPAC11;
  • Informe a quantidade que você deseja investir: o preço unitário do ativo pode variar devido ao momento do mercado. Para comprar ações fracionadas (de 1 a 99 ações), basta colocar a letra F na frente do código;
  • Emita a ordem de compra: assim que finalizar a operação, você já poderá acompanhar o desempenho da sua ação.

Não se esqueça: esse é apenas um passo a passo informativo, para que você saiba qual é o processo a ser feito caso decida adquirir essas ações. Não se trata, em hipótese alguma, de uma recomendação de investimento.

Perguntas frequentes sobre BPAC11

Ainda tem dúvidas sobre o Banco BTG Pactual e suas ações? Respondemos a algumas das perguntas mais frequentes sobre o assunto.

Como é definido o preço justo da BPAC11?

Os analistas estimam o preço-justo da BPAC11 por meio modelos de valuation como fluxo de caixa descontado (FCD) e múltiplos de mercado (P/L, P/VP, EV/EBITDA). Eles consideram o lucro futuro esperado, o risco da atividade, o valor patrimonial e o quanto o mercado está disposto a pagar pela geração de caixa da empresa. 

Por exemplo, um P/L mais baixo pode indicar ação “barata” em relação aos lucros; o P/VP mostra se o mercado paga acima ou abaixo do patrimônio contábil; e o EV/EBITDA mede o valor total da empresa em relação à geração operacional de caixa. Juntos, esses indicadores ajudam a construir uma estimativa de valor que se espera para a ação.

Qual a política de distribuição de proventos do BTG Pactual?

O BTG Pactual paga proventos de forma semestral ou conforme deliberação, e o payout (percentual dos lucros distribuídos) está em níveis moderados – por exemplo, o rendimento anual aproximado tem estado na casa dos 1,9%, com payout perto de 26%. Na dúvida, o ideal é que os comunicados oficiais da empresa sejam sempre checados.

Vale a pena investir no BPAC11?

Depende do perfil do investidor. Para quem busca exposição a um banco de investimento de ponta, com atuação global e potencial de crescimento, a BPAC11 pode ser interessante. Contudo, é preciso levar em conta: (a) que o controle acionário é concentrado, (b) que o free-float é menor, o que pode afetar liquidez e governança, (c) que o dividendo atual é baixo para quem busca alta renda, e (d) que segmentos de investimento e banco trazem riscos regulatórios e de mercado. Assim, o ideal é que você avalie a estratégia da empresa, seu portfólio e sua tolerância ao risco antes de tomar uma decisão.