Sobre RAIZ4
A Raízen é uma joint venture integrada de energia, que reúne atividade agroindustrial (açúcar e etanol), produção de bioenergia e comercialização de combustíveis sob a bandeira Shell no Brasil.
Também atua em soluções de energia (bioenergia, biogás e eletricidade renovável) e logística para abastecimento. A empresa se descreve como uma das maiores produtoras de etanol e de açúcar do mundo, com presença em escala nacional e iniciativas em biocombustíveis de segunda geração.
Que tipo de empresa é a Raízen S.A.?
A Raízen é uma joint venture formada pela Shell e pela Cosan, com participação acionária majoritária combinada das controladoras. Sua estrutura societária é composta por Shell (44%) + Cosan (44%), totalizando 88% do capital, com aproximadamente 12% das ações negociadas na B3 (free float).
Atuação
A Raízen opera em toda a cadeia do setor sucroenergético e de distribuição de combustíveis no Brasil, com presença operacional em praticamente todos os estados brasileiros e atuação internacional pontual.
Produtos e serviços
A lista de serviços da Raízen inclui:
- Produção de etanol (1ª geração e desenvolvimento de etanol de 2ª geração – E2G);
- Produção e comercialização de açúcar;
- Distribuição e varejo de combustíveis sob a marca Shell (postos de serviço, lubrificantes e aviação);
- Bioenergia e geração elétrica a partir da biomassa (bioeletricidade e biogás/biometano);
- Soluções B2B e logística de combustíveis (terminais, bases, transporte e fornecimento para aviação/indústria).
Qual é a história da Raízen S.A.?
A integração dos negócios de açúcar, etanol e distribuição de combustíveis da Cosan com os negócios de downstream (distribuição) da Shell no Brasil foi o que trouxe a Raízen à realidade – uma joint venture que combinou escala agroindustrial e capilaridade de distribuição.
Desde a criação, a empresa se consolidou como uma plataforma integrada do setor sucroenergético e de energia, por reunir produção agrícola, processamento industrial e logística de distribuição.
Ao longo da sua trajetória, a Raízen expandiu tanto o parque de usinas e áreas agrícolas quanto a rede de distribuição de combustíveis, incorporou tecnologias de eficiência e investiu em portfólios de energia renovável. A empresa também passou a desenvolver projetos de segunda geração (E2G) e soluções de baixo carbono. Aqui, temos um alinhamento de produção ao movimento de transição energética.
A Raízen abriu seu capital na B3 em 2021, quando passou a publicar Relatórios Integrados e indicadores ESG mais robustos. A governança, inclusive, refletiu a presença das controladoras Shell e Cosan e a companhia manteve foco em crescimento, inovação nos biocombustíveis e eficiência operacional.
Como investir na Raízen S.A.?
Para investir nas ações RAIZ4 da Raízen S.A., você pode seguir estes passos:
- Abrir conta em uma corretora de valores: nesse momento, considere a idoneidade de corretora na lista de corretoras autorizadas pela B3 e também a variedade de ativos, o suporte e a usabilidade da plataforma;
- Acesse a categoria de renda variável: quando estiver na categoria, encontre a aba de ações e digite o código do grupo: RAIZ4;
- Informe a quantidade que você deseja investir: o preço unitário do ativo pode variar devido ao momento do mercado. Para comprar ações fracionadas (de 1 a 99 ações), basta colocar a letra F na frente do código;
- Emita a ordem de compra: assim que finalizar a operação, você já poderá acompanhar o desempenho da sua ação.
Não se esqueça: esse é apenas um passo a passo informativo, para que você saiba qual é o processo a ser feito caso decida adquirir essas ações. Não se trata, em hipótese alguma, de uma recomendação de investimento.