Sobre VALE3
Atenção: o conteúdo desta página sobre a ação VALE3 é meramente informativo, ou seja, não consiste em uma recomendação de compra.
Sobre a Vale S.A. (VALE3)
A Vale é uma empresa de presença marcante no setor de mineração. Pioneira no cenário mundial, atualmente a sua presença se estende por mais de 20 países.
Desde a extração do primeiro minério em Itabira, Minas Gerais, a Vale diversificou suas atividades. Além da mineração, atua nos setores de logística — com ferrovias, portos e terminais —, energia e siderurgia.
Hoje, a Vale conta com cerca de 120 mil colaboradores, entre empregados diretos e terceiros, espalhados ao redor do mundo. Para atender à demanda global por minério, suas operações, laboratórios de pesquisa, projetos e escritórios estão distribuídos pelos cinco continentes — fato que a posiciona como uma das maiores mineradoras do planeta.
Que tipo de empresa é a Vale S.A.?
A Vale S.A. já foi uma estatal. No entanto, desde 1997, tem sido uma multinacional privada. Atualmente, a empresa não apresenta nenhum controlador específico. Após o BNDES ter desfeito sua posição em 2021, esse poder foi diluído.
Assim, a maior influência na Vale S.A. fica por conta do Governo Federal, por meio da Previ, o fundo de previdência dos funcionários do Banco do Brasil, que soma uma participação acionária de 8,7%, embora isso não conceda poderes que permitam a interferência na gestão. O restante se divide entre Mitsui, Blackrock, Cosan e Bradespar.
Atuação
A mineração é o principal setor da Vale S.A., por meio da extração de minério de ferro — seu principal produto. Além disso, atua em logística, energia e siderurgia.
Embora seja brasileira, suas operações também estão presentes no Canadá, na China, na Indonésia, no Japão, na Malásia, em Omã e no Reino Unido.
Produtos e serviços
O minério de ferro é o principal produto da Vale S.A. Além disso, a empresa também trabalha com minérios não-ferrosos, como níquel e cobre, e subprodutos utilizados na indústria de carros elétricos e energias renováveis.
Outros braços da Vale incluem o tratamento de minérios, a geração de energia por meio de usinas eólicas e hidrelétricas, e a administração de uma rede logística própria, que integra minas, ferrovias, navios e portos.
Qual é a história da Vale S.A.?
A Vale S.A. foi fundada em 1942 pelo Governo Federal. À época, chamava-se Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e sua criação veio para explorar, comercializar, transportar e exportar minério de ferro.
Dentre seus marcos históricos, temos a década de 1960 como a data de inovação no transporte marítimo por parte da Vale, com a construção de um porto que alcançou o mercado japonês. Já em 1970, as operações foram expandidas também para a China.
Nos anos 1980, a Vale S.A. teve a inauguração da Estrada de Ferro Carajás e expandiu suas operações para o Norte do país. Nos anos 1990, tivemos não só a privatização da empresa, mas o reforço da sua posição dominante no mercado global. Esse crescimento, inclusive, foi um dos pontos que culminou na alteração de seu nome para “Vale” em 2007, que veio para refletir sua presença mundo afora.
Como investir na Vale S.A.?
Para investir em ações na Vale S.A., é necessário seguir estes passos:
- Abrir conta em uma corretora de valores: para sua escolha, considere a idoneidade de corretora na lista de corretoras autorizadas pela B3, bem como variedade de ativos, suporte e usabilidade da plataforma;
- Acesse a categoria de renda variável: nessa categoria, encontre a aba de ações e digita o código da empresa: VALE3;
- Informe a quantidade que você deseja investir: o preço unitário do ativo pode variar devido ao momento do mercado. Para comprar ações fracionadas (de 1 a 99 ações), basta colocar a letra F na frente do código;
- Emita a ordem de compra: quando a aquisição for finalizada, você já poderá acompanhar o desempenho da sua ação.
Não se esqueça: esse é apenas um passo a passo informativo, para que você saiba qual é o processo a ser feito caso decida adquirir essas ações. Não se trata, em hipótese alguma, de uma recomendação de investimento.