Sobre NEOE3
A Neoenergia é uma holding integrada do setor elétrico e um dos maiores grupos de energia do Brasil, com atuação em geração, transmissão, distribuição e comercialização. Na prática, a empresa combina ativos regulados (concessionárias de distribuição e transmissão) com projetos de geração, inclusive renováveis.
A presença do grupo é forte no Nordeste e também em regiões de crescimento demográfico.
Que tipo de empresa é a Neoenergia?
A Neoenergia S.A. é uma companhia de capital aberto. Sua composição acionária tem a Iberdrola com a maior parte do capital social, já que detém cerca de 53,5% das ações. Em seguida, temos a Previ, com 30,3% e um free float de 16,2%.
Em 11 de setembro de 2025, a controladora Iberdrola anunciou a compra da participação da Previ, operação que elevou a participação do grupo espanhol para aproximadamente 84% do capital, conforme comunicado oficial da Iberdrola.
Ou seja: historicamente Iberdrola e Previ eram os principais acionistas. Após o negócio comunicado em setembro de 2025, porém, a Iberdrola passa a concentrar quase a totalidade do controle acionário.
Atuação da Neoenergia
A Neoenergia opera em distribuição, transmissão, geração (incluindo eólica e solar) e comercialização de energia elétrica, com presença operacional em 18 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Produtos e serviços da Neoenergia
No catálogo da Neoenergia, temos:
- Distribuição de energia elétrica por meio de concessionárias regionais;
- Transmissão de energia, linhas e subestações;
- Geração a partir de hidrelétricas, e parques eólicos e solares;
- Comercialização de energia (trading);
- Soluções para clientes, como projetos de geração distribuída e eficiência;
- Serviços de operação, manutenção e tecnologia para o setor elétrico.
Qual é a história da Neoenergia?
A Neoenergia nasceu da combinação de ativos regionais do setor elétrico brasileiro com a entrada do grupo espanhol Iberdrola como investidor estratégico. Com base nessa parceria, a companhia passou a focar na melhoria operacional das distribuidoras e no crescimento por aquisições e investimentos em infraestrutura.
Além disso, essa fase pioneira foi marcada pela profissionalização da gestão, e por investimentos em rede para reduzir perdas e melhorar a qualidade do serviço.
Depois de conquistar maior solidez financeira, a empresa ampliou sua atuação para transmissão e geração, especialmente em renováveis — nessa etapa, construiu parques eólicos e solares, por exemplo, o que trouxe diversidade ao seu portfólio. A estratégia combinou receita regulada (mais estável) com expansão em geração (potencial de crescimento).
Mais recentemente, a companhia reforçou investimentos em renováveis e integração de ativos, ao mesmo tempo em que manteve foco em qualidade operacional e programas de eficiência.
Além de tudo isso, não podemos deixar de mencionar a aquisição anunciada em 2025 pela Iberdrola, que comprou a participação da Previ. Aqui, temos um movimento estratégico que concentra ainda mais o controle no grupo espanhol e sinaliza uma nova etapa de alinhamento estratégico com a controladora internacional.
Como investir na NEOE3 da Neoenergia?
Para investir nas ações NEOE3 da Neoenergia, você pode seguir estes passos:
- Abrir conta em uma corretora de valores: na hora de escolher, considere a idoneidade de corretora na lista de corretoras autorizadas pela B3, e também a variedade de ativos, o suporte e a usabilidade da plataforma;
- Acesse a categoria de renda variável: quando estiver na categoria, encontre a aba de ações e digite o código da empresa: NEOE3;
- Informe a quantidade que você deseja investir: o preço unitário do ativo pode variar devido ao momento do mercado. Para comprar ações fracionadas (de 1 a 99 ações), basta colocar a letra F na frente do código;
- Emita a ordem de compra: assim que finalizar a operação, você já poderá acompanhar o desempenho da sua ação.
Não se esqueça: esse é apenas um passo a passo informativo, para que você saiba qual é o processo a ser feito caso decida adquirir essas ações. Não se trata, em hipótese alguma, de uma recomendação de investimento.