Sobre ENEV3
A Eneva é uma empresa integrada de energia que opera seguindo o modelo R2W (Reservoir-to-Wire): explora e produz gás natural em bacias onshore brasileiras, gera energia elétrica (principalmente térmica a gás) e comercializa gás e energia.
A companhia ainda possui um parque de geração contratado de vários gigawatts e campos de gás nas bacias do Parnaíba, Amazonas, Solimões e Paraná, com projetos de GNL e expansão em renováveis e térmicas.
Que tipo de empresa é a Eneva?
A Eneva é uma companhia aberta listada na B3 sob o código ENEV. A estrutura acionária mostra que alguns investidores institucionais detêm fatias relevantes do capital social — veja só:
- BTG Pactual: 25,47%;
- Partners Alpha: 22,59%;
- Dynamo: 9,50%;
- GQG Partners: 5,17%;
- Tesouraria: 1,10%.
A parcela correspondente ao free float é de 36,18%.
Atuação da Eneva
A Eneva atua de forma integrada em exploração & produção (E&P) de gás e condensado, geração de energia, comercialização de gás e energia, e desenvolvimento de soluções logísticas de GNL.
Seus ativos se concentram nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, com blocos concessionados também em Mato Grosso do Sul e Goiás.
Produtos e serviços da Eneva
Veja o que faz parte do catálogo da Eneva:
- Exploração e produção onshore de gás natural e condensado;
- Geração térmica a gás (UTEs) e parques contratados (venda em mercado livre e leilões);
- Projetos de liquefação e transporte de GNL (inclui hub e FRSU);
- Comercialização de gás natural e energia;
- Serviços logísticos para GNL;
- Desenvolvimento de projetos renováveis/solar integrados ao portfólio térmico.
Qual é a história da Eneva?
O começo da história da Eneva veio junto com a consolidação de ativos e know-how em gás e geração térmica: a empresa se firmou como pioneira no modelo integrado R2W, conectando descobertas de gás a usinas térmicas próximas — algo que reduz o custo logístico e aumenta a eficiência operacional. Ao longo dos anos, a Companhia ampliou reservas certificadas e passou a combinar exploração com capacidade de geração contratada.
Na década seguinte à abertura de capital, a Eneva acelerou a certificação de reservas e o desenvolvimento de projetos no Parnaíba e, mais recentemente, no Amazonas e Solimões também. Além disso, a companhia vem incorporando ativos (UTE, empresas de geração e comercialização) para expandir e diversificar sua matriz e contratos de energia.
Nos anos mais recentes, a Eneva passou a operar iniciativas relacionadas a GNL rodoviário e hubs (FRSU), contratos de suprimento e a integrar portfólio renovável (solar) para complementar sua atividade térmica. Assim, se posicionou como operador integrado entre produção de hidrocarboneto e entrega de energia ao mercado.
Como investir na ENEV3 da Eneva?
Se deseja investir nas ações ENEV3 da Eneva, você pode seguir estes passos:
- Abrir conta em uma corretora de valores: nesse momento, considere a idoneidade de corretora na lista de corretoras autorizadas pela B3, e também a variedade de ativos, o suporte e a usabilidade da plataforma;
- Acesse a categoria de renda variável: quando estiver na categoria, encontre a aba de ações e digite o código da empresa: ENEV3;
- Informe a quantidade que você deseja investir: o preço unitário do ativo pode variar devido ao momento do mercado. Para comprar ações fracionadas (de 1 a 99 ações), basta colocar a letra F na frente do código;
- Emita a ordem de compra: assim que finalizar a operação, você já poderá acompanhar o desempenho da sua ação.
Não se esqueça: esse é apenas um passo a passo informativo, para que você saiba qual é o processo a ser feito caso decida adquirir essas ações. Não se trata, em hipótese alguma, de uma recomendação de investimento.