Atenção: o conteúdo desta página sobre a ação BBAS3 é meramente informativo, ou seja, não consiste em uma recomendação de compra.

Sobre o Banco do Brasil S.A.

O Banco do Brasil S.A. é a instituição financeira mais antiga do país e também uma das maiores, em termos de patrimônio, receita líquida e agências. Ao todo, soma cerca de 82 milhões de clientes e 7 mil postos de atendimentos espalhados não somente em território nacional, mas também fora das fronteiras brasileiras.

Tamanha presença coloca o BB, como é conhecido, em uma posição de contribuição para o crescimento econômico, industrial e social do Brasil.

Que tipo de empresa é o Banco do Brasil?

O Banco do Brasil é uma instituição de economia mista, controlada principalmente pelo Governo Federal, que é seu acionista majoritário, detentor de pouco mais de 50% do total de ações. 

No que diz respeito ao restante dos ativos, até o final do primeiro semestre de 2025, 23% pertence a investidores estrangeiros, 26% a investidores nacionais e 0,4% são ações em Tesouraria. Ainda sobram 49,6% em free float, ou seja, ações de livre negociação na bolsa, aquelas encontradas no home broker da sua corretora.

Atuação

A atuação do Banco do Brasil está dividida em seis segmentos: bancário, investimentos, gestão de recursos, seguridade e meios de pagamento. Além disso, a instituição conta com a categoria “outras atividades”, que engloba principalmente os consórcios que oferece.

Aqui, o destaque vai para o fato de o BB ser um agente financeiro do Tesouro Nacional, junto com o BNDES e a Caixa Econômica Federal. O banco ainda é o responsável pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO Rural), pelo FCO Empresarial, entre outras políticas públicas.

Por meio desses programas, um dos grandes objetivos do BB é valorizar a mão de obra familiar em propriedades rurais e estimular a geração de renda no setor.

Produtos e serviços

Como atua em diferentes segmentos, a lista de produtos e serviços do Banco do Brasil é ampla. Confira as principais:

  • Conta-corrente, cartões de crédito e débito, empréstimos e financiamentos — afinal, se trata de um banco comercial;
  • Estruturação de ofertas de valores mobiliários, a partir da emissão de LCIs, LCAs e CDBs;
  • Crédito ao agronegócio;
  • Gestão de recursos de terceiros, por meio da BB Asset Management;
  • Oferta de seguro de vida, seguros rurais e planos de previdência privada.

Qual é a história do Banco do Brasil?

O Banco do Brasil foi fundado pela primeira vez em 1808 por Dom João VI. À época, sua criação veio para sustentar os gastos da corte portuguesa, mas faliu em 1829. 

Refundado em 1853 por meio da fusão de dois bancos privados, passou para o controle do governo com o objetivo de monopolizar a emissão de moeda. Enfrentou crises e transformações ao longo do tempo, como a fusão com o Banco da República em 1892 e a crise bancária do início do século XX. Em 1905, com o apoio do Tesouro Nacional, foi reestruturado.

Até a criação do Banco Central em 1964, o BB acumulou diversas funções, incluindo a de autoridade monetária, e se destacou pela atuação desenvolvimentista, especialmente no crédito agrícola e industrial.

A partir de então, foi se consolidando como banco comercial e iniciou uma trajetória de modernização e diversificação. Nos anos 2000, o destaque foi a ampliação da sua presença digital e as parcerias estratégicas com instituições, como o Banco Votorantim e o Banco Patagonia. Hoje, o BB é um dos maiores conglomerados financeiros do país.

Como investir no Banco do Brasil?

Para investir em ações do Banco do Brasil S.A., esse é o passo a passo:

  • Abra conta em uma corretora de valores: você pode checar a idoneidade na lista de corretoras autorizadas pela B3. Também recomendamos que você verifique se há cobrança de taxas a cada movimentação;
  • Transfira a quantia que deseja investir para conta recém-aberta: o processo é digital e bem intuitivo, feito via PIX ou transferência;
  • Acesse a aba de renda variável da corretora: quando o dinheiro estiver disponível para ser investido, encontre a seção destinada às ações. Para investir no Banco do Brasil, busque pelo código BBAS3. Para comprar ações fracionadas (de 1 a 99 ações), basta colocar a letra F na frente do código;
  • Indique a quantia de ações que deseja comprar: aqui, o valor mínimo para cada ativo varia de acordo com o mercado e o momento do BB, além de outros fatores.

Assim que finalizar a aquisição das ações, você já poderá acessar a performance dos ativos com o passar do tempo.

Perguntas frequentes sobre BBAS3

Respondemos a algumas das dúvidas mais comuns sobre as ações do Banco do Brasil para te ajudar nas suas decisões financeiras.

BBAS4 ou BBAS3?

Ambos os códigos, BBAS3 e BBAS4, representam tipos de ações do Banco do Brasil. O BBAS3 é o código de negociação de ações ordinárias, aquelas que dão direito ao voto em assembleias. O BBAS4, por sua vez, indica as ações preferenciais. Estas não possuem direito ao voto, mas têm preferência no recebimento de dividendos.

O que pode influenciar o preço justo da BBAS3?

Lucro líquido, taxas de juros, perspectivas de gestão, inadimplência do agronegócio, e decisões legislativas e políticas são alguns dos fatores que interferem nessa definição. Lembre que o preço justo das ações BBAS3 passam por reavaliações periódicas, por isso, não há como apontar um número exato e definitivo. 

Quantas vezes a BBAS3 paga proventos por ano?

As ações BBAS3 pagam proventos oito vezes ao ano, frequência que considera quatro pagamentos antecipados e quatro complementares. Aqui, estão incluídos não somente dividendos, mas juros sobre o capital próprio (JCP) também.

O que considerar em relação à BBAS3?

Na hora de avaliar se a BBAS3 faz sentido para a sua estratégia, é necessário levar em conta seus objetivos e expectativas financeiras como investidor. Antes de tomar uma decisão, recomendamos que acompanhe os resultados financeiros do BB, o momento político do país, a movimentação do agronegócio, projeções para o futuro, taxas de juros, entre outros fatores relacionados ao Banco do Brasil.