Visão geral Sobre a empresa Perguntas frequentes

Cotação

R$ 9,35 N/A
18/12/2025 00:00

Indicadores Fundamentalistas

P/L
18,48
P/VP
0,61
LPA
0,50

P/L

Gráfico de Barras
Gráfico de Linha
Tabela
Valor Atual
18,48
Gráfico de Barras
Gráfico de Linha
Tabela
Ano P/L (Últ. 5 anos)
O que este indicador mede:

É o preço da ação dividido pelo lucro por ação. P/L alto pode ser caro, baixo pode ser pechincha. Compara com a média dela e com as empresas do mesmo setor, fechou?

P/VP

Gráfico de Barras
Gráfico de Linha
Tabela
Valor Atual
0,61
Gráfico de Barras
Gráfico de Linha
Tabela
Ano P/VP (Últ. 5 anos)
O que este indicador mede:

É o preço da ação dividido pelo valor patrimonial por ação. P/VP alto pode ser caro, baixo pode ser pechincha. Compara com a média dela e com as empresas do mesmo setor, fechou?

LPA

Gráfico de Barras
Gráfico de Linha
Tabela
Valor Atual
0,50
Gráfico de Barras
Gráfico de Linha
Tabela
Ano LPA (Últ. 5 anos)
O que este indicador mede:

É o lucro líquido dividido pelo número de ações. LPA alto pode ser bom, baixo pode ser ruim. Compara com a média dela e com as empresas do mesmo setor, fechou?

Dividendos

Dividend Yield
3,32%
Payout
61,31%

Dividend Yield

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Gráfico de Linha
Tabela
Valor Atual
3,32%
Gráfico de Barras
Gráfico de Linha
Tabela
Ano Dividend Yield (Últ. 5 anos)

Histórico de Dividendos

Tipo Data Com Pagamento Valor Rendimento
Dividendo - 05/05/2025 0,31 3,44%
Juros sobre capital próprio - 06/05/2022 0,02 -
Juros sobre capital próprio - 05/05/2021 0,03 -
Dividendo - 19/08/2020 0,09 -
Juros sobre capital próprio - 19/08/2020 0,07 -
Juros sobre capital próprio - 19/08/2020 0,04 -
Juros sobre capital próprio - 13/05/2019 0,59 -
Dividendo - 26/04/2019 0,37 -
Juros sobre capital próprio - 25/04/2018 0,40 -
Dividendo - 25/04/2018 0,26 -
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O que este indicador mede:

É o rendimento de dividendos da empresa. Basicamente, quantos % de dividendos a empresa paga em relação ao preço da ação. Dividend Yield alto pode ser bom, baixo pode ser ruim. Compara com a média dela e com as empresas do mesmo setor, fechou?

Payout

Gráfico de Barras
Gráfico de Linha
Tabela
Valor Atual
61,31%
Gráfico de Barras
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Ano Payout (Últ. 5 anos)
O que este indicador mede:

É a porcentagem do lucro que a empresa distribui como dividendos. Basicamente, quantos % do lucro líquido a empresa paga aos acionistas. Payout alto indica maior distribuição, baixo indica que a empresa reinveste mais nos negócios. Compara com a média dela e com as empresas do mesmo setor, fechou?

Rentabilidade e Eficiência

ROE
3,28%
ROIC
-257,24%
Margem Líquida
0,96%
Margem Bruta
30,65%
Margem EBITDA
8,15%

ROE

Gráfico de Barras
Gráfico de Linha
Tabela
Valor Atual
3,28%
Gráfico de Barras
Gráfico de Linha
Tabela
Ano ROE (Últ. 5 anos)
O que este indicador mede:

É o retorno sobre o patrimônio líquido da empresa. Basicamente, quantos anos de lucro pagam o preço da ação hoje. ROE baixo pode ser pechincha, alto pode ser caro ou muita expectativa. Compara com a média dela e com as empresas do mesmo setor, fechou?

ROIC

Gráfico de Barras
Gráfico de Linha
Tabela
Valor Atual
-257,24%
Gráfico de Barras
Gráfico de Linha
Tabela
Ano ROIC (Últ. 5 anos)
O que este indicador mede:

É o retorno sobre o investimento da empresa. Basicamente, quantos anos de lucro pagam o preço da ação hoje. ROIC baixo pode ser pechincha, alto pode ser caro ou muita expectativa. Compara com a média dela e com as empresas do mesmo setor, fechou?

Margem Líquida

Gráfico de Barras
Gráfico de Linha
Tabela
Valor Atual
0,96%
Gráfico de Barras
Gráfico de Linha
Tabela
Ano Margem Líquida (Últ. 5 anos)
O que este indicador mede:

É a margem líquida da empresa. Basicamente, quantos % de lucro líquido a empresa tem sobre a receita líquida. Margem líquida alta pode ser boa, baixa pode ser ruim. Compara com a média dela e com as empresas do mesmo setor, fechou?

Margem Bruta

Gráfico de Barras
Gráfico de Linha
Tabela
Valor Atual
30,65%
Gráfico de Barras
Gráfico de Linha
Tabela
Ano Margem Bruta (Últ. 5 anos)
O que este indicador mede:

É a margem bruta da empresa. Basicamente, quantos % de lucro bruto a empresa tem sobre a receita bruta. Margem bruta alta pode ser boa, baixa pode ser ruim. Compara com a média dela e com as empresas do mesmo setor, fechou?

Margem EBITDA

Gráfico de Barras
Gráfico de Linha
Tabela
Valor Atual
8,15%
Gráfico de Barras
Gráfico de Linha
Tabela
Ano Margem EBITDA (Últ. 5 anos)
O que este indicador mede:

É a margem ebitda da empresa. Basicamente, quantos % de lucro ebitda a empresa tem sobre a receita ebitda. Margem ebitda alta pode ser boa, baixa pode ser ruim. Compara com a média dela e com as empresas do mesmo setor, fechou?

Crescimento

CAGR de Lucro
1,57%
CAGR de Receita
8,50%

CAGR de Lucro

Gráfico de Barras
Gráfico de Linha
Tabela
Valor Atual
1,57%
Gráfico de Barras
Gráfico de Linha
Tabela
Ano CAGR de Lucro (Últ. 5 anos)
O que este indicador mede:

É o crescimento de lucro da empresa. Basicamente, quantos % de lucro a empresa tem crescido nos últimos 5 anos. CAGR de lucro alto pode ser boa, baixa pode ser ruim. Compara com a média dela e com as empresas do mesmo setor, fechou?

CAGR de Receita

Gráfico de Barras
Gráfico de Linha
Tabela
Valor Atual
8,50%
Gráfico de Barras
Gráfico de Linha
Tabela
Ano CAGR de Receita (Últ. 5 anos)
O que este indicador mede:

É o crescimento de receita da empresa. Basicamente, quantos % de receita a empresa tem crescido nos últimos 5 anos. CAGR de receita alto pode ser boa, baixa pode ser ruim. Compara com a média dela e com as empresas do mesmo setor, fechou?

Endividamento

Dívida Líq. / EBITDA
1,40
Liquidez Corrente
1,26

Dívida Líquida / EBITDA

Gráfico de Barras
Gráfico de Linha
Tabela
Valor Atual
1,40
Gráfico de Barras
Gráfico de Linha
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Ano Dívida Líquida / EBITDA (Últ. 5 anos)
O que este indicador mede:

Indica quanto tempo a empresa levaria para pagar sua dívida líquida se mantivesse o atual EBITDA. Valores baixos são preferíveis.

Liquidez Corrente

Gráfico de Barras
Gráfico de Linha
Tabela
Valor Atual
1,26
Gráfico de Barras
Gráfico de Linha
Tabela
Ano Liquidez Corrente (Últ. 5 anos)
O que este indicador mede:

Indica quanto a empresa tem de ativos correntes para cobrir suas dívidas correntes. Valores altos são preferíveis.

Sobre MGLU3

O Magazine Luiza S.A. é uma das maiores varejistas do Brasil, com uma forte presença física e digital. Para falar de números, a empresa possui cerca de 1.245 lojas físicas em 22 estados e 5.200 municípios, além de dezenas de centros de distribuição e um e-commerce abrangente.

O Magalu, como é popularmente conhecido, ainda reporta aproximadamente R$ 65 bilhões em vendas brutas anuais (GMV) e atende mais de 37 milhões de clientes. Pioneira em multicanalidade, a companhia vem investindo em inovações tecnológicas e em novas áreas de negócio, o que a torna em mais do que uma loja – é um verdadeiro ecossistema completo de varejo e serviços digitais.

Que tipo de empresa é o Magazine Luiza?

O Magazine Luiza é uma companhia de capital aberto, listada no Novo Mercado da B3 sob o ticker MGLU3. Seus acionistas controladores, a família fundadora Trajano, detêm aproximadamente 57% das ações, enquanto o free float (ações em circulação) é de cerca de 43%.

Atuação

O modelo operado pelo Magalu é omnicanal, ou seja, integra lojas físicas e digitais. Para isso, conta com seis canais principais:

  • Lojas convencionais;
  • Lojas virtuais;
  • Televendas;
  • E-commerce próprio e de terceiros;
  • Social commerce (Parceiro Magalu);
  • Vendas corporativas.

Todos contam com o mesmo mix de produtos e sistema logístico unificado. Com esse formato, é possível atingir consumidores em todo o país e realizar entregas mais rápidas por meio de centros de distribuição, hubs e do sistema ship from store.

Atualmente, o Magalu está presente em 917 cidades, com 21 centros de distribuição e 175 hubs logísticos. O e-commerce, um dos maiores do Brasil, conta com 47 milhões de usuários ativos mensais e mais de 350 mil vendedores parceiros em seu marketplace, que movimentou cerca de R$ 19 bilhões em 2024.

Produtos e serviços

A gama de produtos e serviços do Magalu inclui:

  • Produtos de varejo: eletrodomésticos, eletrônicos, móveis, artigos de decoração, informática, brinquedos, eletroportáteis e vestuário em geral. O ecossistema Magalu também engloba marcas do grupo focadas em nichos, como Netshoes e Zattini;
  • Soluções digitais e outras plataformas: inclui o programa de publicidade Magalu Ads (plataforma de mídia), infraestrutura de cloud computing para parceiros (Magalu Cloud) e ainda cursos de e-commerce via ComSchool, além de uma vertical de delivery (Aiqfome);
  • Cartões de crédito co-branded (Cartão Luiza/Magalu): por meio da Luizacred (joint venture com Itaú), oferece cartões de crédito, empréstimos ao consumidor (CDC) e crédito consignado;
  • Consórcio Magalu: administra planos de consórcios para compra de eletrodomésticos, veículos, imóveis e serviços;
  • MagaluPay: conta digital e que serve como meio de pagamento integrado via aplicativo;
  • Magalu Pagamentos: permite antecipação de recebíveis para vendedores e transações com cartão.

Qual é a história do Magazine Luiza?

O Magazine Luiza foi fundado em 16 de novembro de 1957, em Franca (SP), pelo casal Luiza Trajano Donato e Pelegrino Donato.

À época, a empresa começou como uma pequena loja de presentes chamada “A Cristaleira”, comprada por eles. Para escolher um novo nome, o casal promoveu um concurso em uma rádio local, e a sugestão vencedora, “Magazine Luiza”, surgiu em homenagem à popularidade de Luiza na cidade.

A partir das décadas de 1960 e 1970, o Magalu iniciou uma trajetória de crescimento acelerado, com a expansão pelo interior de São Paulo e depois por outros estados do Sudeste e do Sul. Em 1976, adquiriu a rede Lojas Mercantil e instalou suas primeiras filiais. Nas décadas seguintes, abriu novas unidades em Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Em 1991, Luiza Helena Trajano, sobrinha da fundadora, assumiu a presidência e impulsionou um novo ciclo de expansão e inovação. No ano seguinte, o Magalu foi pioneiro ao lançar as primeiras lojas virtuais do país, basicamente antecipando o modelo que mais tarde dominaria o varejo digital.

Nos anos 2000, o Magazine Luiza consolidou sua transformação, lançando seu site de vendas online. No ano seguinte, criou a Luizacred em parceria com o Itaú, para oferecer crédito ao consumidor. O grande marco veio em 2011, com o IPO (Oferta Pública Inicial) na BM&FBovespa, abrindo caminho para um ciclo de aquisições e crescimento nacional.

A empresa ampliou sua presença no Nordeste, adquiriu o Época Cosméticos (2013) e, posteriormente, integrou ao seu ecossistema plataformas relevantes como a Netshoes e a Estante Virtual. Em 2019, ao comprar a Netshoes – líder em e-commerce de artigos esportivos – e inaugurar sua milésima loja física, o Magalu consolidou sua posição como um dos maiores e mais inovadores grupos de varejo do Brasil.

Como investir no Magazine Luiza?

Para investir em ações do Magazine Luiza, você pode seguir estes passos:

  1. Abrir conta em uma corretora de valores: na hora de escolher, considere a idoneidade de corretora na lista de corretoras autorizadas pela B3 e também a variedade de ativos, o suporte e a usabilidade da plataforma;
  2. Acesse a categoria de renda variável: quando estiver na categoria, encontre a aba de ações e digite o código da empresa: MGLU3;
  3. Informe a quantidade que você deseja investir: o preço unitário do ativo pode variar devido ao momento do mercado. Para comprar ações fracionadas (de 1 a 99 ações), basta colocar a letra F na frente do código;
  4. Emita a ordem de compra: assim que finalizar a operação, você já poderá acompanhar o desempenho da sua ação.

Não se esqueça: esse é apenas um passo a passo informativo, para que você saiba qual é o processo a ser feito caso decida adquirir essas ações. Não se trata, em hipótese alguma, de uma recomendação de investimento.

Governança

Tag Along
-
Free Float
-
Política ESG
Não implementada

Tag Along

Gráfico de Barras
Gráfico de Linha
Tabela
O segmento de mercado mostra em qual nível de governança a empresa está listada na B3. É como o conjunto de regras que ela aceita seguir para garantir mais transparência e proteção aos acionistas. Empresas do Novo Mercado, por exemplo, jogam na liga mais exigente: só têm ações ordinárias (com direito a voto) e oferecem tag along de 100%. Isso sinaliza compromisso com boas práticas e alinhamento entre o controlador e os investidores.

Free Float

Gráfico de Barras
Gráfico de Linha
Tabela
Free Float é a fatia das ações que realmente está circulando no mercado, nas mãos de investidores que podem comprar e vender a qualquer momento. É o que está “solto no pregão”, fora das mãos do controlador ou da própria empresa. Quanto maior o free float, mais liquidez — ou seja, mais gente negociando, o que tende a deixar o preço mais justo. Já quando ele é pequeno, qualquer movimento maior pode causar grandes oscilações no valor da ação.

Política ESG

Gráfico de Barras
Gráfico de Linha
Tabela
A política ESG apresenta as diretrizes da empresa relacionadas às suas responsabilidades com o meio ambiente (Environmental), a sociedade (Social) e a governança (Governance). Na prática, isso envolve desde ações para reduzir emissões e o uso de recursos naturais até iniciativas de diversidade, ética corporativa e transparência na gestão.

Perguntas frequentes sobre MGLU3

A determinação do preço justo da ação MGLU3 é feita periodicamente por meio da análise fundamentalista, que busca estimar o valor intrínseco do papel a partir dos fundamentos da empresa. Para isso, são usados indicadores como:

  • P/L (preço/lucro): mostra quantos anos de lucro seriam necessários para “pagar” o preço atual da ação;
  • P/VPA (preço/valor patrimonial): compara o preço com o valor contábil da empresa;
  • Dividend yield (DY): indica o retorno em dividendos;
  • EV/EBITDA: mede quanto o mercado paga pela geração de caixa operacional.

Outros índices como ROE, margens e endividamento ajudam a avaliar rentabilidade, eficiência e solidez financeira.

A política de dividendos de MGLU3 prevê o pagamento mínimo de 15% do lucro líquido ajustado, conforme o estatuto social, mas a empresa vinha retendo lucros para reforçar seu caixa. Após anos sem distribuição, em 2025, o Magalu aprovou o pagamento intermediário de R$ 225 milhões (R$ 0,3054 por ação), marcando a sua retomada na distribuição de proventos.

A decisão de comprar ações do Magazine Luiza depende do seu perfil e objetivos financeiros. A empresa voltou ao lucro em 2024 (R$ 448,7 milhões, após prejuízo de R$ 979 milhões em 2023) e as ações acumularam alta de cerca de 70% em 2025, impulsionadas pela recuperação financeira e pela retomada dos dividendos. No entanto, o setor varejista segue competitivo e de margens reduzidas. Por isso, o ideal é que você pondere o potencial de valorização e os riscos de mercado antes de tomar uma decisão.

Resumo de MGLU3

O Magazine Luiza S.A. é uma das maiores varejistas do Brasil, com uma forte presença física e digital. Para falar de números, a empresa possui cerca de 1.245 lojas físicas em 22 estados… [ler mais]

Varejo e Marketplace
  • Fundada em 1957
  • Sede em Franca
  • 40.148 empregados
  • Liderada por Frederico Trajano Inácio Rodrigues
  • Valor de mercado R$6,8 B
  • Site oficial
Em breve
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