Sobre MGLU3
O Magazine Luiza S.A. é uma das maiores varejistas do Brasil, com uma forte presença física e digital. Para falar de números, a empresa possui cerca de 1.245 lojas físicas em 22 estados e 5.200 municípios, além de dezenas de centros de distribuição e um e-commerce abrangente.
O Magalu, como é popularmente conhecido, ainda reporta aproximadamente R$ 65 bilhões em vendas brutas anuais (GMV) e atende mais de 37 milhões de clientes. Pioneira em multicanalidade, a companhia vem investindo em inovações tecnológicas e em novas áreas de negócio, o que a torna em mais do que uma loja – é um verdadeiro ecossistema completo de varejo e serviços digitais.
Que tipo de empresa é o Magazine Luiza?
O Magazine Luiza é uma companhia de capital aberto, listada no Novo Mercado da B3 sob o ticker MGLU3. Seus acionistas controladores, a família fundadora Trajano, detêm aproximadamente 57% das ações, enquanto o free float (ações em circulação) é de cerca de 43%.
Atuação
O modelo operado pelo Magalu é omnicanal, ou seja, integra lojas físicas e digitais. Para isso, conta com seis canais principais:
- Lojas convencionais;
- Lojas virtuais;
- Televendas;
- E-commerce próprio e de terceiros;
- Social commerce (Parceiro Magalu);
- Vendas corporativas.
Todos contam com o mesmo mix de produtos e sistema logístico unificado. Com esse formato, é possível atingir consumidores em todo o país e realizar entregas mais rápidas por meio de centros de distribuição, hubs e do sistema ship from store.
Atualmente, o Magalu está presente em 917 cidades, com 21 centros de distribuição e 175 hubs logísticos. O e-commerce, um dos maiores do Brasil, conta com 47 milhões de usuários ativos mensais e mais de 350 mil vendedores parceiros em seu marketplace, que movimentou cerca de R$ 19 bilhões em 2024.
Produtos e serviços
A gama de produtos e serviços do Magalu inclui:
- Produtos de varejo: eletrodomésticos, eletrônicos, móveis, artigos de decoração, informática, brinquedos, eletroportáteis e vestuário em geral. O ecossistema Magalu também engloba marcas do grupo focadas em nichos, como Netshoes e Zattini;
- Soluções digitais e outras plataformas: inclui o programa de publicidade Magalu Ads (plataforma de mídia), infraestrutura de cloud computing para parceiros (Magalu Cloud) e ainda cursos de e-commerce via ComSchool, além de uma vertical de delivery (Aiqfome);
- Cartões de crédito co-branded (Cartão Luiza/Magalu): por meio da Luizacred (joint venture com Itaú), oferece cartões de crédito, empréstimos ao consumidor (CDC) e crédito consignado;
- Consórcio Magalu: administra planos de consórcios para compra de eletrodomésticos, veículos, imóveis e serviços;
- MagaluPay: conta digital e que serve como meio de pagamento integrado via aplicativo;
- Magalu Pagamentos: permite antecipação de recebíveis para vendedores e transações com cartão.
Qual é a história do Magazine Luiza?
O Magazine Luiza foi fundado em 16 de novembro de 1957, em Franca (SP), pelo casal Luiza Trajano Donato e Pelegrino Donato.
À época, a empresa começou como uma pequena loja de presentes chamada “A Cristaleira”, comprada por eles. Para escolher um novo nome, o casal promoveu um concurso em uma rádio local, e a sugestão vencedora, “Magazine Luiza”, surgiu em homenagem à popularidade de Luiza na cidade.
A partir das décadas de 1960 e 1970, o Magalu iniciou uma trajetória de crescimento acelerado, com a expansão pelo interior de São Paulo e depois por outros estados do Sudeste e do Sul. Em 1976, adquiriu a rede Lojas Mercantil e instalou suas primeiras filiais. Nas décadas seguintes, abriu novas unidades em Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Em 1991, Luiza Helena Trajano, sobrinha da fundadora, assumiu a presidência e impulsionou um novo ciclo de expansão e inovação. No ano seguinte, o Magalu foi pioneiro ao lançar as primeiras lojas virtuais do país, basicamente antecipando o modelo que mais tarde dominaria o varejo digital.
Nos anos 2000, o Magazine Luiza consolidou sua transformação, lançando seu site de vendas online. No ano seguinte, criou a Luizacred em parceria com o Itaú, para oferecer crédito ao consumidor. O grande marco veio em 2011, com o IPO (Oferta Pública Inicial) na BM&FBovespa, abrindo caminho para um ciclo de aquisições e crescimento nacional.
A empresa ampliou sua presença no Nordeste, adquiriu o Época Cosméticos (2013) e, posteriormente, integrou ao seu ecossistema plataformas relevantes como a Netshoes e a Estante Virtual. Em 2019, ao comprar a Netshoes – líder em e-commerce de artigos esportivos – e inaugurar sua milésima loja física, o Magalu consolidou sua posição como um dos maiores e mais inovadores grupos de varejo do Brasil.
Como investir no Magazine Luiza?
Para investir em ações do Magazine Luiza, você pode seguir estes passos:
- Abrir conta em uma corretora de valores: na hora de escolher, considere a idoneidade de corretora na lista de corretoras autorizadas pela B3 e também a variedade de ativos, o suporte e a usabilidade da plataforma;
- Acesse a categoria de renda variável: quando estiver na categoria, encontre a aba de ações e digite o código da empresa: MGLU3;
- Informe a quantidade que você deseja investir: o preço unitário do ativo pode variar devido ao momento do mercado. Para comprar ações fracionadas (de 1 a 99 ações), basta colocar a letra F na frente do código;
- Emita a ordem de compra: assim que finalizar a operação, você já poderá acompanhar o desempenho da sua ação.
Não se esqueça: esse é apenas um passo a passo informativo, para que você saiba qual é o processo a ser feito caso decida adquirir essas ações. Não se trata, em hipótese alguma, de uma recomendação de investimento.