Sobre CGAS3
A Comgás é a maior distribuidora de gás natural encanado da América Latina, com uma malha extensa, que soma mais de 21 mil km.
Além disso, atende mais de 2,5 milhões de consumidores nos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e termelétrico dentro da sua área de concessão, que cobre as regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, Vale do Paraíba e Baixada Santista. Para você ter ideia, a Comgás abrange uma área que representa cerca de 27% do PIB do país.
Que tipo de empresa é a Comgás?
A Companhia de Gás de São Paulo é uma empresa de capital aberto, com ações ordinárias (CGAS3) e preferenciais (CGAS5) negociadas na B3.
Aqui, o acionista controlador é a COMPASS Gás e Energia, do grupo Cosan, que detém 99,14% do capital social total. Em free float, temos 0,86% do capital.
Atuação da Comgás
A Comgás distribui gás natural canalizado dentro de sua concessão no Estado de São Paulo, principalmente nas áreas metropolitanas de São Paulo e Campinas, Vale do Paraíba e Baixada Santista.
Ainda, fornece para segmentos residenciais, comerciais, industriais, GNV e termogeração. E mais: boa parte do gás que distribui vem de importação (gasoduto Bolívia–Brasil) e de fontes nacionais.
Produtos e serviços da Comgás
O portfólio da Comgás conta com:
- Distribuição de gás natural canalizado (residencial, comercial e industrial);
- Fornecimento para termelétricas e cogeração;
- Abastecimento para GNV (posto/veicular);
- Serviços de ligação e manutenção de rede, projetos de infraestrutura e atendimento técnico;
- Projetos de eficiência e soluções energéticas integradas.
Qual é a história da Comgás?
A Comgás tem suas raízes no século XIX: nasceu como fornecedora de iluminação a gás em São Paulo (autorizada em 1872) e passou por várias mudanças de controle e de nome ao longo do tempo.
Em 1950, foi nacionalizada, numa época na qual recebeu gestão municipal e, depois, passou a ser chamada Comgás. Ao longo do século XX, passou por um processo de modernização e ampliou sua área de atuação.
Em 1999, a companhia foi privatizada e passou a integrar grupos internacionais (British Gas/Shell) antes de, mais recentemente, passar ao grupo Cosan/Compass.
Inclusive, a estratégia pós-privatização foi acelerar a expansão da rede, conectar novos clientes industriais e residenciais e conquistar a liderança no mercado brasileiro de gás canalizado.
Já no período entre 2010 e 2020, a empresa ampliou ligações e, consequentemente, atingiu marcos de clientes (1 milhão e, depois, mais de 1,5 milhão), até se consolidar como a maior distribuidora do país por volume.
Em 2019, a Cosan/Compass assumiu 99,14% do capital, passo que integrou a Comgás à estratégia maior do grupo de gás e energia (Compass). Hoje, a empresa foca também em apoiar a expansão do mercado livre de gás e soluções de GNL/biometano por meio da controladora.
Como investir na CGAS3 da Comgás?
Para investir nas ações CGAS3 da Comgás, você pode seguir estes passos:
- Abrir conta em uma corretora de valores: nesse momento, considere a idoneidade de corretora na lista de corretoras autorizadas pela B3 e também a variedade de ativos, o suporte e a usabilidade da plataforma;
- Acesse a categoria de renda variável: quando estiver na categoria, encontre a aba de ações e digite o código da empresa: CGAS3;
- Informe a quantidade que você deseja investir: o preço unitário do ativo pode variar devido ao momento do mercado. Para comprar ações fracionadas (de 1 a 99 ações), basta colocar a letra F na frente do código;
- Emita a ordem de compra: assim que finalizar a operação, você já poderá acompanhar o desempenho da sua ação.
Não se esqueça: esse é apenas um passo a passo informativo, para que você saiba qual é o processo a ser feito caso decida adquirir essas ações. Não se trata, em hipótese alguma, de uma recomendação de investimento.