Atenção: o conteúdo desta página sobre a ação ELET3 é meramente informativo, ou seja, não consiste em uma recomendação de compra.
Sobre a Eletrobras
A Eletrobras é uma das principais empresas do setor elétrico brasileiro, cuja atuação principal está na geração e transmissão de energia por meio de suas subsidiárias CGT Eletrosul, Chesf e Eletronorte. Ela também controla a Eletropar e, desde julho de 2024, incorporou a Furnas à sua estrutura. A companhia é associada ao Cepel, centro de pesquisas referência em inovação tecnológica no setor elétrico.
Após ter sido desestatizada em 2022, a Eletrobras passou por uma reestruturação societária, na qual o controle da Eletronuclear e da Itaipu Binacional foi transferido para a estatal ENBPar. No campo internacional, a empresa iniciou sua expansão em 2008 e mantém presença na América Latina, com foco em fontes renováveis e integração elétrica regional. Um marco dessa atuação foi a inauguração do parque eólico Artilleros, no Uruguai, em parceria com a UTE.
Que tipo de empresa é a Eletrobras?
A Eletrobras é uma empresa de capital aberto, listada na bolsa com dois tipos de ações: ordinárias (ELET3), que dão direito a voto nas assembleias, e preferenciais (ELET6), que têm prioridade no recebimento de dividendos.
Até meados de 2022, a companhia era controlada majoritariamente pela União, mas passou por um processo de privatização com a emissão de novas ações no mercado, o que reduziu a participação do governo e do BNDES no controle acionário.
Com a diluição da participação estatal, a Eletrobras se tornou uma corporação de controle pulverizado, ou seja, sem um único controlador definido. Hoje, além da União, outros acionistas de peso participam das decisões da empresa, como o fundo soberano de Cingapura (GIC Private) e a gestora americana BlackRock, ambos com participações relevantes nas ações ordinárias.
Ainda sobre as ações ordinárias (ELET3), 45,7% estão disponíveis para negociação na B3.
Atuação
A Eletrobras atua nos setores de geração e transmissão de energia elétrica no Brasil, por meio de suas subsidiárias como Chesf, Eletronorte e CGT Eletrosul. Além disso, participa de projetos de energia renovável e integração elétrica na América Latina.
Produtos e serviços
Alguns dos serviços que a Eletrobras oferece incluem:
- Descarbonização;
- Geração de energia, por meio de usinas eólicas, solares e hidrelétricas;
- Administração de 74 mil quilômetros de linhas de transmissão;
- Manutenção de fundos regionais;
- Criação de programas de revitalização de recursos hídricos.
Qual é a história da Eletrobras?
A história da Eletrobras começa com a evolução da eletricidade no Brasil, desde a chegada das lâmpadas de Thomas Edison em 1879 até a construção das primeiras usinas hidrelétricas.
Com o tempo, o setor passou a ser dominado por empresas estrangeiras, como o Grupo Light e a Amforp, o que motivou uma intervenção do governo federal a partir da década de 1930. Após algumas crises energéticas e racionamentos, Getúlio Vargas propôs em 1954 a criação da Eletrobras, que só foi oficialmente fundada em 1962, com a missão de planejar, operar e expandir a geração e transmissão de energia no país.
A empresa cresceu rapidamente: incorporou subsidiárias, construiu grandes usinas como Itaipu e Tucuruí e liderou a integração do sistema elétrico nacional.
Na década de 1970, a empresa teve outro momento de destaque, com a criação do Cepel e o forte investimento em infraestrutura. Ao mesmo tempo, que enfrentou dificuldades nos anos 1980 com inflação e crise econômica. Ainda assim, lançou o PROCEL e ajudou a recuperar o setor com apoio internacional.
Toda sua trajetória resultou na Eletrobras se consolidando como um dos principais pilares do sistema elétrico brasileiro, ocupando hoje um papel fundamental no desenvolvimento energético do país.
Como investir na Eletrobras?
Se você quer investir na Eletrobras, pode seguir esse passo a passo:
- Abra conta em uma corretora de valores: para checar a idoneidade da intermediadora, você pode acessar a lista de corretoras autorizadas pela B3. Também recomendamos que verifique se há cobrança de taxas para movimentações;
- Transfira a quantia que deseja investir para conta recém-aberta: o processo é feito via PIX ou transferência, totalmente digital;
- Acesse a aba de renda variável da corretora: quando o dinheiro estiver disponível para ser investido, encontre a seção destinada às ações. Para adquirir ações da Eletrobras, busque pelo código ELET3. Para comprar ações fracionadas (de 1 a 99 ações), basta colocar a letra F na frente do código;
- Indique a quantidade de ações que deseja comprar: o valor mínimo e o preço do ativo varia de acordo com o mercado e o momento da Eletrobras, além de outros fatores.
Quando tiver comprado as ações, já será possível acessar a performance dos ativos com o passar do tempo.
Perguntas frequentes sobre ELET3
Ainda tem dúvidas sobre as ações da Eletrobras? Respondemos a algumas das principais perguntas para te ajudar.
Quantas vezes por ano a Eletrobras paga dividendos?
A Eletrobras costuma pagar dividendos uma vez por ano, geralmente após a Assembleia Geral Ordinária (AGO), que ocorre entre março e abril. No entanto, eventualmente pode haver pagamentos extraordinários, dependendo do lucro da companhia e das decisões do conselho de administração. O último dividendo pago até então foi em 30 de abril de 2025, de R$ 0,90 por ação.
Qual a diferença entre ELET3, ELET5 e ELET6?
A diferença entre ELET3, ELET5 e ELET6 está no tipo de ação: ELET3 são ações ordinárias, com direito a voto; ELET5 são preferenciais classe A, com prioridade nos dividendos, mas sem voto; e ELET6 são preferenciais classe B, também sem voto e com prioridade nos dividendos geralmente menor que a da classe A.
O que influencia o preço-alvo da ELET3?
Para definir esse preço, alguns dos fatores considerados são o lucro bruto da Eletrobras, o lucro líquido, reajustes tarifários e demais fatores ligados não somente à empresa, mas à economia nacional, e ao momento do setor de energia e transmissão. O preço-alvo da ELET3 não é um valor fixo, já que ele é atualizado regularmente por analistas e casas de análise