Atenção: o conteúdo desta página sobre a ação BHIA3 é meramente informativo, ou seja, não consiste em uma recomendação de compra

Sobre o Grupo Casas Bahia

O Grupo Casas Bahia S.A. é uma das maiores redes varejistas do Brasil, amplamente presente no país, não somente com lojas físicas, mas também com seu comércio eletrônico, que conta com os espaços físicos como pontos para retirada rápida. Além disso, a marca oferece soluções financeiras e de logística

Considerando as marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com, a empresa atende mais de 108 milhões de consumidores.

Que tipo de empresa é o Grupo Casas Bahia?

O Grupo Casas Bahia é uma companhia de capital aberto, listada na B3 sob o ticker BHIA3. 

Sua maior acionista controladora é a Domus VII Participações (fundo dos Klein) – detentora de cerca de 85,5% do capital social – mas não há um controlador único definido. O conselho de administração é presidido por Renato Carvalho do Nascimento e conta ainda com membros, como Raphael O. Klein (família fundadora). 

Na diretoria executiva, o CEO é Renato Horta Franklin e o CFO/RI é Elcio Mitsuhiro Ito.

Atuação

A atuação das Casas Bahia se concentra principalmente no Brasil, já que possui mais de 900 lojas físicas distribuídas em 21 estados e no Distrito Federal, além de presença on-line em todo o país. Embora a fábrica de móveis do grupo (Bartira) tenha aberto em 2020 um canal de exportação para os EUA, o negócio principal é nacional.

Produtos e serviços

O varejo de bens duráveis (eletrodomésticos, móveis, eletrônicos, telefonia, informática etc.) é basicamente o carro-chefe das Casas Bahia, disponível em lojas físicas e e-commerce. 

No entanto, a empresa tem um leque de serviços ainda maior:

  • Marketplace online multicategoria: produtos automotivos, de higiene, utilidades domésticas e vestuário;
  • Serviços financeiros: carnê de crédito próprio, cartões e banco digital (banQi);
  • Logística: sistema próprio de entregas e fulfillment.

Qual é a história do Grupo Casas Bahia?

A trajetória da empresa começa em 1946, com a fundação do Pontofrio (que viria a se fundir com a Casas Bahia). Em 2010, ocorreu a incorporação das operações da Casas Bahia e da Extra-Eletro pela Via Varejo (até então Globex/Via Pontofrio). Já em 2012, a companhia foi renomeada Via Varejo. 

Nos anos seguintes, houve reorganizações e parcerias. Por exemplo, em 2018 a Via Varejo iniciou o projeto do banco digital banQi com a fintech Airfox e migrou suas ações para o segmento Novo Mercado da B3. No ano seguinte, o banQi foi efetivamente lançado ao mercado, e o controlador antigo (Grupo Pão de Açúcar) vendeu toda sua participação em leilão na bolsa. 

A consequência disso foi uma “pulverização” do controle, o que deixou a empresa sem acionista majoritário pré-definido. Entre 2020 e 2021, o Grupo concluiu aquisições (como a da fintech banQi/Airfox e da logística ASAPLog) e passou por um rebranding: em 2021 o Pontofrio virou “Ponto” e a Via foi rebatizada Grupo Casas Bahia (resgatando a marca original). 

Como investir no Grupo Casas Bahia?

Para investir em ações do Grupo Casas Bahia, você pode seguir os seguintes passos:

  • Abrir conta em uma corretora de valores: na hora de escolher, considere a idoneidade de corretora na lista de corretoras autorizadas pela B3 e também a variedade de ativos, o suporte e a usabilidade da plataforma;
  • Acesse a categoria de renda variável: quando estiver na categoria, encontre a aba de ações e digita o código da empresa: BHIA3;
  • Informe a quantidade que você deseja investir: o preço unitário do ativo pode variar devido ao momento do mercado. Para comprar ações fracionadas (de 1 a 99 ações), basta colocar a letra F na frente do código;
  • Emita a ordem de compra: assim que finalizar a operação, você já poderá acompanhar o desempenho da sua ação.

Não se esqueça: esse é apenas um passo a passo informativo, para que você saiba qual é o processo a ser feito caso decida adquirir essas ações. Não se trata, em hipótese alguma, de uma recomendação de investimento.

Perguntas frequentes sobre BHIA3

Tem mais alguma dúvida sobre o Grupo Casas Bahia ou suas ações? Respondemos às principais para ajudar.

A BHIA3 distribui dividendos?

O pagamento de dividendos pelo Grupo Casas Bahia segue o que está previsto no estatuto social. Historicamente, a ação BHIA3 já pagou proventos: por exemplo, distribuiu R$15,420 milhões em dividendos referentes a 2017 (mais juros sobre capital próprio naquele exercício). 

No entanto, após 2017 não houve outra distribuição registrada em sua aba de relações com investidores. Ou seja, acionistas podem receber dividendos se e quando aprovados pela direção, proporcional à sua participação, mas a política de pagamentos efetivos depende dos lucros apurados e das deliberações da companhia

Como declarar BHIA3 no IR?

Para declarar as ações do Grupo Casas Bahia, você deve lançá-las na ficha “Bens e Direitos” (código 03 – “Participações societárias”), informando a quantidade de papéis de BHIA3 e o custo de aquisição. Caso tenha registrado lucro ou prejuízo em operações de venda de ações, esse resultado precisa ser declarado na ficha “Renda Variável” do IRPF. Já quaisquer dividendos ou JCP recebidos de BHIA3 devem ser informados na ficha de rendimentos isentos. Inclusive, essa metodologia é a mesma aplicável a qualquer ação negociada no Brasil.

Qual é o preço-alvo para BHIA3?

O preço-alvo da ação BHIA3 é definido periodicamente por analistas, por isso, não há um valor definitivo. Em geral, esse preço depende de fatores econômicos e operacionais da empresa. Por exemplo, são considerados critérios como crescimento das vendas no varejo (tanto em lojas físicas quanto online), rentabilidade e mix de produtos, desempenho do crediário próprio, eficiência logística e custos operacionais. Fatores macroeconômicos brasileiros (nível de emprego, inflação e taxas de juros, poder de compra do consumidor) também influenciam fortemente a demanda pelos produtos do grupo.